|
|
|
|
1.
Quanto custa o rolo Super 8 ? |
|
|
Cada
rolo custa entre: 13 a 20 US$
Processo: 14 a 16 US$
Frete via correios
EUA-BRASIL-EUA-BRASIL: 15 US$ |
|
|
|
|
|
2.
Qual a duração de cada rolo? |
|
|
Os
rolos são de 50 pés ou seja 15 metros e tem uma
duração de 3 minutos e 10 segundos quando filmado
a 18fps. Se for filmado em 24 fps dura aproximadamente 2 minutos
e 50 segundos. |
|
|
|
|
|
3.
Onde posso comprar e revelar Super-8 ? |
|
|
YALE
FILM & VIDEO
10555 Victory Blvd.
North Hollywood, CA 91606
Fone:(1) (818) 508-9253
http://www.yalefilmandvideo.com
Excelente laboratório com serviço profissional,
fazem Puch e Pull com perfeição, envio rápido
e eficiente. Pagamento somente por cartão de credito.
Não revelam o filme Kodachrome 40. PRO8MM
2805 W. Magnolia Blvd.,
Burbank, CA
Fone(1) (818) 848-5522
Fax: (1) (818) 848-5956
info@pro8mm.com
http://www.pro8mm.com/
Laboratório com serviço profissional, fazem
Puch e Pull, envio rápido e eficiente.
Pagamento somente por cartão de credito.
Revelam o filme Kodachrome 40.
RB
MOVIE HOUSE – BRASIL
Roberto Buzzini
Fone: (11) 4708 1530
Cel: (15) 9712 6966
rbmovie@uol.com.br
O Buzzini é um caso especial, diretor de fotografia
de larga experiência em longa-metragem, prestou relevantes
serviços para os realizadores de Super-8 nos anos 80
e 90. Hoje ele e seu pequeno laboratório artesanal
ficaram esquecidos devido a pequena produção
na bitola e conseqüente baixo fluxo de trabalho. Em 2005
este laboratório causou sérios danos nas películas
enviadas para processo. Inclusive um filme produzido na cidade
de Hamburgo na Alemanha foi destruído neste laboratório,
não sobrou nada, os produtores não receberam
nem um metro de filme de volta, também não foram
indenizados pelo mesmo.
Revelam Kodachrome 40 em P&B.
Pagamento antecipado por deposito em conta corrente.
ESTÚDIOS
MEGA – BRASIL
Fone: (11) 3823 7377
http://www.estudiosmega.com.br
atendimento@estudiosmega.com.br
Laboratório profissional considerado um dos melhores
do mundo pela Kodak.
REVELAM SOMENTE NEGATIVOS.
Pagamento à vista ou faturado para produtoras cadastradas. |
|
|
|
|
|
4.
Quais os tipos de filmes Super-8 que são fabricados? |
|
|
Todos
os filmes coloridos fabricados pela Kodak são balanceados
para exposição com iluminação
à base de tungstênio (3200K). Para luz do dia
é ideal utilizar o filtro WRATTEN Nº 85, a maioria
das câmeras Super-8 possuem este filtro internamente,
para usá-lo basta selecionar o dispositivo.
FILMES
NEGATIVOS (SOMENTE PARA FINALIZAÇÃO EM VÍDEO
OU HD ATRAVÉS DE TELECINE SD) |
|
|
|
|
|
|
KODAK
VISION2 500 7218
É o primeiro de uma nova família de filmes
para uma nova era de produções cinematográficas.
Uma era que exige perfeição, porém
com maior eficácia da captura até a pós-produção.
Com novas tecnologias registradas para uma estrutura
de imagem superior: maior detalhe de sombras e altas
luzes; maior reprodução de cores e tons
de pele; transferências limpas de telecine; e
efeitos especiais sem corte.
Mais informações técnicas:
.pdf 3,41Mb |
|
|
|
KODAK
VISION2 200T 7217
É altamente versátil e confiável.
Oferece uma excelente estrutura de imagem em uma ampla
variedade de condições de iluminação.
Mais informações técnicas:
.pdf 2,01Mb |
|
|
|
|
|
|
FILME
COLORIDO REVERSÍVEL PARA FINALIZAÇÃO EM
PELÍCULA, VÍDEO OU AMBOS: |
|
|
|
|
|
|
KODAK
EKTACHROME 64T 7280
Este novo filme tem velocidade baixa (64) com boa nitidez
e grão moderado. Balanceado para luz de Tungstênio
(3200K) Em externas com luz do dia usar o filtro “85b”
Mais informações técnicas:
.pdf 98,9Kb |
|
|
|
|
|
|
FILMES
P&B REVERSÍVEIS PARA FINALIZAÇÃO EM
PELÍCULA, VÍDEO OU AMBOS: |
|
|
|
|
|
|
KODAK
PLUS-X 7265
É um filme Pancromático preto e branco
de média velocidade (100 / 80) . É caracterizado
pela excelente nitidez, grão moderado e boa reprodução
tonal.
Importante: Devido as suas características técnicas
este filme tem sensibilidade variável e deve
ser seguido as seguintes indicações:
Daylight (sem filtro) - 100 (iso) Daylight (com filtro)
- 64 (iso)
Tungstênio 3200k (sem filtro) - 80 (iso)
Mais informações técnicas:
.pdf 46,6Kb |
|
|
|
KODAK
TRI-X 7266
É um filme Pancromático preto e branco
de alta velocidade. É caracterizado pela excelente
nitidez, grão moderado e excelente reprodução
tonal. Como o Plus-X acima, há uma ligeira diferença
de ASA com base no tipo de iluminação.
Quando utilizado em luz solar brilhante, deve-se tomar
cuidado para evitar a superexposição deste
filme devido à alta velocidade.
Daylight (sem filtro) - 200 (iso)
Tungstênio 3200k (sem filtro) - 160 (iso)
Mais informações técnicas:
.pdf 49,5Kb |
|
|
|
|
|
|
5.
A Viabilidade do projeto: |
|
|
Super-8
não tem mais banda magnética para o áudio,
desta forma nos filmes finalizados em película o áudio
é gravado em um CD que rodará separado sem nenhum
sistema de sincronia confiável, quer dizer: esqueçam
diálogos onde apareça a boca dos atores e ruídos
“sincados” do tipo: porta batendo ou mesmo um
telefone tocando.
Outro aspecto importante a ser levado em conta são
as locações, pois a película mais sensível
disponível no mercado é o TRI-X 7266 (ISO 200
Daylight e ISO 160 Tungstênio 3200k) levando em conta
ainda a baixa latitude, característica de todas as
películas Super-8 (3 pontos). Esqueça grandes
planos abertos em externas noturnas e de preferência
use o diafragma da câmera em manual. |
|
|
|
|
|
6.
Posso passar o Super-8 para vídeo? |
|
|
Sim.
O nome deste processo é telecinagem. Existem diversas
técnicas disponíveis para se telecinar Super-8,
desde o equipamento digital de ultima geração
da Mega em São Paulo, passando por conceituadas empresas
que utilizam os telecines “Shandow” da Thomson
nos EUA como a Cinelab, Flying Spot Film Transfer, Spectra,
Pro8mm e Yale Film & Vídeo até “picaretas”
no Brasil, EUA e Europa, estes utilizam os sistemas de transfer
direto para câmeras de vídeo, técnica
que nunca apresentou um resultado satisfatório. Existe
também um método bastante rústico apelidado
de “telechinelagem” que em muitos casos fica com
uma qualidade impressionante. A grande vantagem deste método
sobre as telecinagens e transfers no exterior é poder
acompanhar o processo e fazer a marcação de
luz (clarear ou escurecer determinada cena) no momento do
telecine. |
|
|
|
|
|
7.
Onde posso fazer o Telecine do meu Super-8? |
|
|
O
melhor telecine de Super-8 que conheço é aqui
no Brasil, na Mega o problema é o preço. No
exterior é sempre um risco quando não se acompanha
o processo de marcação de luz. Telecinei duas
vezes na Pro8mm que é uma empresa com bons equipamentos
e nas duas não gostei do resultado.
Para os alunos do Teccine da PUCRS a universidade vai ceder
um estúdio e uma DVX100 para fazer o telecine. |
|
|
|
|
|
8.
Como se monta o Super-8 ? |
|
|
O
processo é totalmente manual e requer uma certa habilidade.
É importante frisar alguns aspectos do Super-8 quanto
à sua finalização:
O Super-8 tradicional é um filme reversível,
ou seja, não apresenta resultado final negativo, e
sim positivo, pronto para projeção. Isso significa
que qualquer erro, como um corte errado, um risco no filme
ou mesmo amassá-lo inadvertidamente, significa perder
o material original.
Por esse motivo, a montagem do Super-8 deve ser cuidadosamente
planejada com antecedência, junto ao roteiro, pois não
funciona como o 16mm ou 35mm, que tendo uma cópia de
trabalho, é possível montá-lo e desmontá-lo
à vontade pois o negativo estará preservado.
O Super-8 reversível não tem negativo.
A princípio o Super-8 é filho único,
ou seja, a menos que você faça uma cópia
do seu filme você estará montando o material
original, então todo o cuidado é pouco! O mais
recomendável é telecinar o material na mesma
ordem que chegou do laboratório para facilitar o primeiro
corte na moviola, editor ou coladeira. Para preservar a película
e de posse do material já telecinado, você monta
o filme em uma ilha de edição, fazendo um “cut
list”. Depois do material montado em vídeo e
com a sua “cut list” na mão você
começa separando as tomadas uma a uma, nesta etapa
você não precisa utilizar a moviola basta a coladeira
ou uma tesoura mesmo. Depois de todo o material separado e
identificado, você pode começar a montar (pelo
início). Para esta etapa você precisa ter uma
moviola ou editor e uma coladeira ou um projetor e uma coladeira
e seguir sua “cut list”. |
|
|
|
|
|
9.
Como faço as emendas no Super-8 ? |
|
|
|
|
|
Com
as emendas do mesmo fabricante da coladeira (Hamma, Fuji ou
Kodak) ou com Durex. Eu uso Durex, dá um pouco de trabalho
mas é mais resistente e mais barato. |
|
|
|
|
|
10.
Posso fazer uma cópia positiva do material montado? |
|
|
Sim.
Mas lembre que você vai perder luminosidade e contraste. |
|
|
|
|
|
11.
Onde faço a cópia e quando custa? |
|
|
2,80
Euros por metro + frete.
ANDEC Filmtechnik
Fone: (49)(30) 691 7036
Fax: (49)(30) 693 0321
http://andecfilm.de/
Berlin - Alemanha |
|
|
|
|
|
12.
E o som como faço? |
|
|
A
sonorização em Super-8 é uma limitação
que acaba abrindo espaço para a experimentação
e a linguagem. Há pouco mais de 10 anos atrás
ainda eram fabricados cartuchos sonoros de Super-8, o que
significava que era possível filmar em S-8 com SOM
DIRETO, ou seja, som captado na hora e gravado na película
junto com a imagem. Isso porque as câmeras sonoras possuíam
uma cabeça similar a de um gravador cassete, que gravava
o som na banda magnética das películas sonoras
juntamente com o registro das imagens do filme.
Assim, o filme estava praticamente pronto ao término
das filmagens, faltando apenas a montagem.
Atualmente, esse processo não existe mais porque não
há mais filmes sonoros em Super-8. O que normalmente
se faz:
Para festivais com exibição em película,
o som é gravado em um cd que toca separadamente, sem
sincronia. O mais indicado é usar somente trilha sonora.
Para os festivais com exibição em vídeo
é tudo mais fácil e o áudio pode ser
finalizado da maneira da tradicional como é feita em
16mm ou 35mm. |
|
|
|
|
|
13.
É verdade que pode-se colocar uma pista de banda magnética
no Super-8 ? |
|
|
Sim.
Mas cuidado. Eu nunca vi uma banda magnética colocada
com perfeição que não invada a janela
de projeção e se solta facilmente. |
|
|
|
|
|
14.
Recursos das câmeras de Super-8: |
|
|
As
câmeras de Super-8 possuem diferentes estágios
de recursos, desde os mais simples destinados aos amadores,
até os mais sofisticados que podem ser usados até
por profissionais. As câmeras mais simples possuem diafragma
automático, obturador fixo em 180 graus, velocidade
de captação fixa em 18 fotogramas por segundo
e por vezes foco automático. Conforme os modelos vão
se sofisticando, a primeira coisa que acrescentam é
diversidade na velocidade, podendo variar entre 18, 24 e 36
f.p.s., sendo que algumas identificam esta última como
"slow motion" ou câmera lenta. Depois, diafragma
variável manual, permitindo que o valor-f seja travado
a fim de que não mude conforme a luz da cena se altere.
A maioria das câmeras simples possui um botão
BLC, que quer dizer Back Light Compensate, única opção
de ajuste manual de diafragma, caso o assunto em quadro possua
uma forte contra-luz. O diafragma abre mais do que o indicado
pelo fotômetro para evitar a sub-exposição
do assunto, mas mesmo assim sem um controle rígido
por parte do usuário. As câmeras com diafragma
manual não necessitam desta opção.
Algumas
câmeras ainda possuem a opção de quadro-a-quadro,
por vezes indicado com o número 1 junto ao botão
de velocidade da câmera. Com exceção da
Canon 1014XLS, que é sonora, todas as demais câmeras
que permitem o quadro-a-quadro, muito útil para animação
stop-motion e efeitos diversos, são mudas. Todas as
câmeras possuem zoom (antigas e raríssimas são
as câmeras de lente fixas).
Todas
as câmeras também possuem teste de bateria (a
maioria trabalha com pilhas comuns tipo AA), conta-giros em
pés ou em metros e filtro âmbar tipo 85 embutido.
Este filtro é necessário porque todos os filmes
coloridos são fabricados com balanceamento cromático
de tungstênio e quando se vai filmar em luz do dia,
é necessário ajustar a câmera para este
tipo de luz. Normalmente, a câmera possui ícones
simples, como uma lâmpada para indicar a posição
sem filtro e um sol para indicar com filtro. Nas câmeras
Canon, a posição normal é com filtro
e quando se vai filmar com luz artificial, é necessário
apertar um botão para remoção do filtro. |
|
|
|
|