Em plena era dos equipamentos digitais,
mesmo diante das diversas opções de captação
de imagens e da agilidade do sistema digital, o Super-8 mantém-se
na ativa no Brasil e no Exterior.
Muitos dizem que o Super-8 está com os dias contados,
porém é cada vez mais utilizado como forma
de linguagem e estética visual, uma vez que nenhum
filtro ou programa consegue simular sua textura, grão,
cores e variações.
Se realmente o Super-8 estivesse com os dias contados,
a Kodak não estaria fabricando novos filmes nesta
bitola, substituiu os antigos Tri-X 7278 e o Plus-X 7276
por versões melhoradas, Tri-X 7266 e Plus-X 7265,
além de fabricar também os modernos Vision-2
200T e 500T. Quanto ao Kodachrome-40, este não é
mais fabricado desde 1 de agosto de 2006, mas só
foi tirado do mercado devido ao processo de revelação
que envolve mercúrio, proibido em diversos países,
porém a Kodak já havia lançado em 2005
o Ektachrome-7280 64T, para substituí-lo. Além
destes formatos tradicionais, existem no mercado profissional
várias outras alternativas híbridas, fornecidos
por laboratórios independentes que remanufaturam
película de outras bitolas e formatos, cortando e
re-perfurando para Super-8, os tipos mais difundidos são
os excelentes Fuji Provia 50D, Fuji Velvia 400D e do surpreendente
filme P&B ASA10 HI-CON-BW 10 além da família
de negativos Vision2 disponíveis a partir de ASA
50 até ASA 800 daylight e tungstênio.
Mesmo na publicidade em que o dinheiro não é
escasso, o Super-8 tem seu espaço garantido. Inclusive
o melhor comercial alemão de 2004 do Volkswagen Golf,
foi rodado em Super-8.
Dia 8 de maio de 2005 foi comemorado o dia mundial do Super-8,
há 40 anos atrás esta bitola foi lançada
pela Kodak. Para comemorar a data em 40 cidades do mundo
foram feitos exibições e eventos comemorativos.
http://www.super8.ch/globalsuper8day/index.html