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Linguagem e narrativa

Três Marias propõem um ensaio acerca da ruptura do status quo da linguagem audiovisual contemporânea. O filme descarta as ferramentas herdadas desde o advento do som sincrônico, desverbaliza o discurso cinematográfico e nega elementos dispersivos.  A narrativa é alicerçada sobre três eixos condutores: A fotografia, a música e a montagem, com objetivo de produzir significados que a princípio não são do plano, mas criam sinergias pela sua justaposição e encadeamento lógico através ligações óbvias (ou não) de espaço-efeito-causa. Depois, estes planos quando montados adquirem significados cinematográficos e dramaticidade pela percepção sígnica.

A direção inspira-se nos escritos do filosofo Merleau Ponty, propõem um olhar entre a Fenomenologia e as ferramentas da linguagem cinematográfica sob um contexto merleau-pontiano e suas potenciais abordagens no cinema.

O conflito do roteiro remete a mitologia greco-romana, a Órion quando trata o drama familiar envolvendo amor, desilusões, traições e morte. Transposto ao universo do filme, as personagens representam essas simbologias no plano da semiótica em três esferas distintas, construindo recortes dos dramas e angustias de cada fase da vida: Maria Julia, (Descoberta-Ingenuidade), Maria Rita, (Realidade-Confrontação), Maria Isadora, (Maturidade-Desilusão).

Maria JÚLIA, (Mariana Rodrigues).
Incomunicabilidade com a família,
Descoberta da primeira paixão,
Acredita e sofre por amor,
Rebeldia,
Fantasia,

Maria RITA, (Jacqueline Wismeck).
Incomunicabilidade com a família,
Descrença no amor,
Desejo de maternidade,

Maria ISADORA, (Mary Anne Silva Corso).
Incomunicabilidade com a família,
Já formou a família,
Perdeu a família,
Ausência
Desistência,

Equipe

Direção, direção de fotografia e montagem: Christian Schneider

Direção de produção: Natália Piva Chim

Desenho de som e trilha sonora original: Ricardo Fernandez

Preparação de elenco: Herberth Vital

Festivais e prêmios

Prêmios:
Melhor Direção, Festival Internazionale del Cinema Patologico, Itália, 2021.
Melhor Trilha Sonora Original, SCAPCINE (2019)

Seleção em festivais:
Mumbai International Film Festival, Índia, 2018.
PIFF – Argentina, 2018.
Festival De Cine FENACIR, México, 2018.
LGBTQ Shorts Film Festival, EUA, 2019.
Rome Independent Prisma Awards, Itália, (2019)
The Lift-Off Sessions, Inglatera (2019)
Festival Multicultural Psicodália (2019)
Festival Nacional de Curtas Rosebud (2019)
Guangzhou International Film Festival, China, 2019.
Minikino Film Week, Bali, 2019.
La Otra Banqueta – Festival de cine por la diversidad sexual, Espanha, 2019.
Noida International Film Festival, Índia, 2019.
Festival Scapcine de Cinema Brasileiro, 2019.
TIFF – Experimental & Animation, Without Dialogue, Japão, 2020.
LIFFT INDIA FILMOTSAV – World Cine Fest, Índia, 12, 2020.
Standalone Film Festival & Awards, EUA, 02, 2021.
The Amerta Art International Film Festival, Turquia, 2021.
Festival Internazionale del Cinema Patologico, Itália, 2021.
Buenos Aires International Film Festival (BUEIFF), Argentina, 2021.
Thessaloniki Free Short Festival, Grécia, 2021.
Star Film Fest Barcelona, Espanha, 2022.
Festival RNAB, Brasil, 2022.

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© Claquette – Três Marias, 2020