Sobre o filme

       
 

APRESENTAÇÃO
 
 
 
 
MARESIA concentra-se na história de Julia, uma bailarina de 33 anos, que é estuprada, engravida e se vê frente ao dilema de fazer ou não um aborto.
 
 
 
 
 
 
CONCEPÇÃO DE DIREÇÃO
 
 
 
 
A direção prima pela economia de elementos dispersivos, a decupagem privilegia planos contemplativos e movimentos de câmera raros e suaves, criando um retrato esteticamente elaborado do universo de Julia. O conceito narrativo do filme é atmosférico, a imersão do espectador sendo buscada através de elementos audiovisuais utilizados na construção da trama em conjunto com a quebra da linearidade temporal justificada pelo estado psíquico da personagem.


A construção do conceito narrativo e da direção são inspirados nas teorias do Cinema de Poesia, de Pasolini, que propõe que o filme não seja apenas uma obra de entretenimento, mas um meio de propor questões mais amplas, deixando que o espectador, através da multiplicidade de interpretações, viva uma experiência com o filme, onde o mote principal não esta nas ações físicas, mas nas perturbações e transformações que a personagem sofre, criando dessa forma uma narrativa diferenciada, não usual.

 
 
 
 
 
 
 
 
CONCEPÇÃO ESTÉTICA E DE FOTOGRAFIA
 
 
 
 
O conceito fundamental da estética do filme é de que a fotografia seja um dispositivo de co-autoria da obra, a partir da concepção realista com pinceladas de expressionismo. A opção pelo preto e branco é de transcrever não só a expressão dos corpos, mas as vibrações da alma dos personagens, através da criação de uma palheta com tons de cinza, onde a imagem é composta por camadas, cada qual, com uma função psicológica para expressar emoções inconscientes que influenciam a compreensão da história.


Tanto o contraste entre o preto e o branco quanto a própria composição dos quadros seguem uma estética formalista. Usam-se, então, recursos capazes de tornar a fotografia do filme a mais bela possível. Brinca-se com formas abstratas, linhas retas e curvas, com o preto e o branco, com realidade e projeção. Essa última dicotomia se dá através de espelhos e reflexos que permeiam a construção da imagem.